top of page

Você tem pressão alta? Saiba as consequências na sua saúde.

  • Dr. Agnaldo Rodrigues
  • 13 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

A Hipertensão Arterial Sistêmica, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9, ou seja, valores acima desses níveis na maioria das medidas realizadas são sugestivas desse diagnóstico.

Sua pressão se eleva por vários motivos, principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem ou perdem sua elasticidade, fato que ocorre frequentemente com o envelhecimento, justificando a incidência desse doença em mais de 60% dos idosos.

Lembre-se que existem outras causas e que a hipertensão pode acometer até mesmo crianças.

SINTOMAS DA HIPERTENSÃO

Na maioria dos indivíduos a hipertensão arterial não causa sintomas, apesar da coincidência do surgimento de determinados sintomas que muitos, de maneira equivocada, consideram associados à doença, como por exemplo:

- dores de cabeça

- sangramento pelo nariz

- tontura

- rubor facial

- cansaço.

Quando um indivíduo apresenta uma hipertensão arterial grave ou prolongada e não tratada, apresenta dores de cabeça, vômito, dispnéia ou falta de ar, agitação e visão borrada decorrência de lesões que afetam o cérebro, os olhos, o coração e os rins.

Prática de atividades físicas

COMO VOCÊ PODE TRATAR A PRESSÃO ALTA?

Existem várias classes de medicamentos que podem ser utilizadas.

As escolhas são feitas levando-se em consideração o perfil do paciente (sexo, idade, presença de doenças associados), e daí que vem a necessidade de ter um atendimento adequado.

É necessário que seja o medicamento adequado para aquele perfil específico do paciente em questão.

Além do uso de medicamentos a mudança de estilo de vida é fundamental, com alimentação adequada, prática de atividade física, cessação do tabagismo, tratamento das doenças associadas e acompanhamento médico regular.

FECHANDO QUESTÃO

No Brasil a hipertensão atinge mais de 30% (36 milhões) de indivíduos adultos.

Isso contribui direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular.

O tratamento é acessível e quando bem conduzido possibilita uma redução enorme da chance de complicações.

Meça sua pressão periodicamente, pelo menos a cada 6 meses e encontrando valores acima do ideal consulte um especialista.

Há muito que se fazer quando o diagnóstico é realizado.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602

-Fonte: Site da Sociedade Brasileira de Hipertensão e 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial – adaptado.

Comentarios


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page