Tratamento sem remédio para pressão alta, é possível?
- Dr. Agnaldo Rodrigues
- 29 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

Imagine que seu cardiologista tenha acabado de fazer o diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica em você e ao final da consulta ele não prescreveu nenhum remédio para pressão.
Será que tem sentido essa conduta?
Esse médico pode estar correto?
No tratamento da pressão alta e da grande maioria das doenças existe o que chamamos de “tratamento não medicamentoso”, que em contextos específicos, que não representem riscos para o paciente, pode ser usado isoladamente.
E se a adesão do paciente for plena é até mesmo possível que o paciente não venha a precisar de medicação.
Como próprio nome diz trata-se de um tratamento que não envolve o uso de medicamentos e que no caso da Hipertensão haverá queda dos valores de pressão.
E qual impacto na pressão arterial dessas medidas?
Os principais seguem abaixo:
Controle de peso: 20-30% de diminuição da pressão para cada 5% de perda de peso;
Padrão alimentar: um plano alimentar saudável, sustentável e com eficácia comprovada pode reduzir a pressão em torno de 6 mmHg;
Redução do consumo de sal: redução de aproximadamente 4 mmHg;
Moderação no consumo de álcool: redução de cerca de 3 mmHg;
Atividade física: redução de cerca de 4 mmHg.
Posso então não tomar a medicação que o médico prescreveu e seguir o que lí aqui?
Não!
Esse tratamento não farmacológico é uma prescrição, essa dieta não é aleatória, esse exercício físico não é de qualquer jeito, tudo é feito com acompanhamento profissional.
Apesar desse tratamento estar indicado para todos os hipertensos a possibilidade de o paciente ter um tratamento sem medicação é definida pelo médico e em casos específicos.
Nesses casos o médico programa uma reavaliação para definição da eficácia do tratamento.
E qual a mensagem que você deve guardar?
Que o tratamento da pressão alta não é feito apenas com comprimidos, o cuidado deve ser diário e será necessário que você mude seu estilo de vida caso queira um tratamento completo.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comentários