top of page

Tempo é músculo... 10 minutos!

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 14 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

No temido infarto agudo do miocárdio ocorre uma obstrução total ou parcial de uma artéria que irriga o músculo cardíaco. É essa obstrução que gera a dor e os sintomas relacionados ao infarto. O músculo cardíaco sofre, está faltando nutrientes.

Essa obstrução pode gerar desde um quadro de dor, associado a enjoo e um mal estar inespecífico, até arritmias fatais. A apresentação varia muito, assim como a evolução após o infarto.

Podemos ter um coração com uma grande cicatriz, com seu desempenho diminuído, fraco, gerando sintomas ao longo da vida, mas também podemos ter um coração tinindo, com um perfeito desempenho. E qual o principal determinante nessa possível recuperação total, tem ideia? O tempo de atendimento!

Essa artéria doente pode ser desobstruída de duas maneiras, com medicamentos ou com o cateterismo. Quando essa obstrução é total o sofrimento do músculo naquele momento é muito intenso e esse sofrimento pode ser detectado rapidamente. Como? No eletrocardiograma.

O eletrocardiograma não afasta a probabilidade de termos um infarto, porém esse infarto em que a artéria está totalmente obstruída é detectável, lembra que falei do tempo? Então...trago-lhes um número, que tanto você, colega médico, que está no pronto-socorro, sendo responsável pelo atendimento, deve brigar por isso sempre, como você paciente ou familiar, que não precisa brigar, mas que tem pedir agilidade, deixando claro que existe um paciente com dor no peito: 10 minutos.

O eletrocardiograma deve ser realizado em até 10 minutos em todos os pacientes que chegam ao pronto-socorro com quadro de dor torácica em que a triagem classificou como atendimento prioritário. Em quem? TODOS! Em até quanto tempo? 10 MINUTOS! É possível? É POSSÍVEL E É O PRECONIZADO. Com o eletro o tratamento será definido, será possível salvar um coração, salvar uma vida. Se não é assim que é feito está errado, ponto final.




Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page