top of page

Você tem um sopro no coração.

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 29 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

Sopro não é uma doença, sopro é um ruído, seu médico apenas ouviu um som, que não era para estar presente. Sabe quando você encosta o ouvido na parede e ouve um som, um fluxo, e fica com receio da tubulação estar com algum vazamento, então...é isso.

Vamos por partes: o coração é dividido em quatro câmaras, entre essas câmaras existem válvulas. Além disso existem válvulas na “entrada” e na “saída” do coração. A abertura e fechamento dessas válvulas são sincronizadas com as batidas do coração, o TUM-TÁ que você conhece.

No momento que ouço o TUM sei exatamente o que está acontecendo no coração, sei as válvulas que estão fechadas, abertas, e sei por onde o fluxo sanguíneo está passando. O mesmo se aplica ao TÁ. Se eu ouvir um TUM-CHI-TÁ encontrei o tal sopro cardíaco, assim como um TUM-TÁ-CHI.

Esse sopro que acabei de encontrar possui algumas características específicas que irão me fazer pensar na possibilidade de uma doença naquela válvula.

Essa válvula pode estar incompetente, deixando refluir sangue num momento que ela deveria estar fechada, pode estar estreitada, dificultando a passagem de sangue, ou pode ser apenas um fluxo aumentado, causado por uma anemia, para exemplificar.

Além de doenças valvares e de condições clínicas específicas (anemia, hipertireoidismo, etc.), o tal sopro pode ser causado por doenças congênitas, alguma malformação na estrutura cardíaca - o mesmo ruído, com características específicas, vai estar presente.

E qual o problema dessas doenças? A dinâmica de fluxos está alterada, podemos ter alterações discretas, até frequentes, que não vão requerer nenhum tratamento e nem gerar nenhum sintoma, ou defeitos graves, que vão gerar sobrecargas que ao longo do tempo vão implicar em riscos, até de morte.

E a mensagem final é: se existe um sopro não é motivo para pânico, ele deverá ser investigado. Investigação nem sempre significa realização de exames. Quando é necessário o ecocardiograma é ferramenta essencial. Quando for encontrado algum defeito você deve entender o que está acontecendo, o que deve ser feito, no curto e longo prazo, tudo deve ficar claro e você deve levar a sério o que for proposto.




Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page