top of page

Quando um sintoma deixa de ser preocupante?

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 12 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Press"ao

Frequentemente recebo a pergunta se esse ou aquele sintoma é preocupante, entendo perfeitamente a pergunta, porém tenho certa dificuldade em entender quem sente algo diferente, fora de um padrão, e permanece em casa contando com a sorte.

Todo sintoma é preocupante enquanto ele é uma interrogação, isso não só na cardiologia.

Uma dor de estômago por ser uma gastrite, mas também pode ser o primeiro sintoma de um câncer gástrico. Uma falta de ar diferente ao se exercitar pode ser apenas sinal de um condicionamento cardiorrespiratório ruim, ou o primeiro sintoma de uma doença arterial coronariana. Uma pinta na pele pode ser apenas um sinal de envelhecimento, mas também pode ser o temido melanoma.

Os exemplos são infinitos, as possibilidades são diversas, as doenças têm apresentações variáveis e o medo do desconhecido não vai passar indo para o google, você vai precisar de um médico.

Todo sintoma é preocupante, não como motivo de pânico, preocupante no sentido de que existe algo acontecendo com a sua saúde, com o seu corpo, o seu templo, que você não sabe o que é.

Sendo assim, repitam comigo o mantra: todo sintoma deve ser investigado!

E se for investigado e não for nada demais? E se for uma bobagem? Dê um abraço no seu médico e sorria, você está saudável.

Então, respondendo à pergunta: um sintoma deixa de ser preocupante quando ele é devidamente investigado. Não existe outro caminho, não estamos em um vídeo game.




Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page