Sal: um grande inimigo do coração.
- Dr. Agnaldo Rodrigues
- 20 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Usado pelos brasileiros como um dos principais condimentos para dar sabor à comida, o sal é um inimigo perigoso e impacta silenciosamente na saúde. Isso porque ao entrar no organismo, o cloreto de sódio, atrai e absorve moléculas de água, provocando retenção hídrica. O problema é o consumo em excesso.
Para equilibrar a falta de água e aumentar o fluxo de sangue circulando, o corpo eleva a pressão arterial e sobrecarrega os vasos que se contraem para diminuir o fluxo sanguíneo e reestabelecer o estado habitual. Esse aumento da pressão é o que determina os danos do uso do sal em excesso, contribuindo para o surgimento da Hipertensão Arterial Sistêmica ou dificultando seu controle e aumentando os riscos indiretamente de infarto, derrame e até doença renal.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de, no máximo, 5g de sal, o que equivale a uma colher de chá de sal. No Brasil, a média de consumo ultrapassa o dobro: cerca de 12 gramas consumidas por dia.
Para evitar os excessos, adote alimentos e temperos frescos, como orégano, alecrim, hortelã, limão, cebola, tomate, azeite, vinagre na preparação da comida; preste atenção no rótulo dos produtos, evitando os que possuem maior quantidade de sódio, e, elimine de vez o saleiro da mesa.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro,
CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments