Bom dia, quero apenas o seu dinheiro, mas me diga em que posso ajudar?
- Agnaldo Júnior
- 15 de out. de 2020
- 2 min de leitura

Ontem fiz um ecocardiograma de uma paciente que já foi minha. Eu sempre fico curioso pra entender porque a paciente trocou de médico, não é por ciúmes ou insegurança, é porque quero sempre fazer melhor. Posso ter me equivocado de alguma maneira e a paciente por esse motivo foi a outro cardiologista.
⠀
Porém, nesse caso a paciente estava realizando um exame comigo, ou seja, confiança ainda existia. Fui ao prontuário e vi que era uma paciente tabagista há mais de 30 anos, 1 maço/dia, e na minha conduta escrevi “parar de fumar”, ou seja, certamente ela me ouviu falar sobre cigarro por pelo menos 20 minutos.
⠀
Perguntei o que fez com que ela não voltasse em mim. Ela justificou a troca: “é que o Dr. Fulano não liga para o fato de eu fumar, ele me aceita”.
⠀
Tive a percepção de que estou no caminho certo. Que tipo de profissional aceita o tabagismo? Acolher o paciente, orientar, fornecer tratamento, é uma conduta e deve ser assim sempre, mas aceitar o tabagismo não, aceito o fumante mas não aceito o tabagismo. O ecocardiograma solicitado tinha como justificativa “dispneia (falta de ar)” - esse exame que vai resolver essa demanda da paciente? É isso mesmo isoladamente que ela precisa? Ou o profissional está fazendo de conta que está tratando e o paciente fazendo de conta que está sendo tratada?
⠀
Se o seu médico não liga para o fato de você fumar ele está ali apenas buscando o sustento dele e não está nem aí pra sua saúde, se for cardiologista pior ainda. Se ele não insiste em mudanças de hábitos de vida seria uma boa se ele trocasse de profissão.
⠀
Se o paciente vier 59 vezes ao meu consultório 59 vezes ele vai ser orientado sobre o tabagismo e todos os seus riscos, e será oferecido tudo o que ele precisar para parar de fumar, é assim que deve ser e ponto final. A interrupção desse hábito é fundamental para que o meu trabalho seja efetivo, preciso disso para entregar o que buscam numa consulta: a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments