top of page

Procedimentos odontológicos em uso de AAS, suspende ou não?

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 11 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

Procedimentos odontológicos em pacientes que usam algum medicamento que pode contribuir para um sangramento mais intenso sempre geram grande receio, o paciente está em uso de AAS por exemplo, como prevenção de infarto, e vai extrair um dente, e aí? De um lado o risco de sangramento, do outro o risco de um infarto, como definir esse cenário?


Esse texto não tem a intenção de esgotar o assunto, trarei apenas a orientação para o que é mais comum.

Os medicamentos em questão são: AAS, clopidogrel, varfarina (marevan) e outros anticoagulantes e antiagregantes (quem faz uso sabe de quais estou falando).

Pois bem, me acompanhe no papo (você também amigo dentista).

A maioria dos procedimentos odontológicos são considerados de baixo risco de sangramento. Sobre a varfarina, nesse contexto, não deve ser interrompida, mesmo em caso de extrações dentárias (menos de 3 dentes). O que se recomenda é que o procedimento seja realizado com RNI<4 (quem toma sabe o que é isso) e com cuidados locais para reduzir o sangramento. Para procedimentos de maior extensão o cardiologista vai definir o melhor caminho.

Se o paciente faz uso de AAS ou clopidogrel ou os dois juntos o raciocínio é o mesmo, existe sim um risco maior de sangramento, que pode ser resolvido com cuidados locais – medidas que seu dentista irá instituir na ferida operatória para interromper esse sangramento, porém, os medicamentos ficam.

Sobre os outros anticoagulantes, por serem novos, até o momento não temos orientações formais, mas o raciocínio será bem próximo do que relatei.

Isso é o que você paciente deve saber, os medicamentos ficam no contexto que citei. É natural que seu dentista queira essa orientação escrita pelo seu médico, é até nobre, o que é inaceitável são suspensões aleatórias que implicam em risco para o paciente, já pensou: suspender a varfarina porque vai extrair um dente e devido a suspensão se formar um trombo no coração e esse trombo gerar um derrame?

Agora uma dica bônus de quem tem pânico de dentista (eu): agende esse procedimento para o primeiro horário da manhã, cedinho, sangramento na madrugada sempre gera muito transtorno, ninguém vai morrer disso, mas que é agoniante é.




Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comentários


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page