top of page

Palpitações - é sempre doença?

  • Dr. Agnaldo Rodrigues
  • 9 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Normalmente não percebemos as batidas do nosso coração, quando as notamos, as sentimos, temos o que chamamos de palpitação, a percepção pode ser de um coração acelerado, fora do ritmo, ou até com batimentos mais fortes associados a pausas, todo mundo já teve esse sintoma alguma vez na vida, mas e aí? Existe perigo? E está sempre associado a doenças ou tem algo que pode ser feito com objetivo de melhorar esses sintomas?

Essas palpitações são alterações no ritmo do coração (arritmias), que na maioria das vezes são benignas, não trazem riscos e quando trazem quase sempre estão associadas a sintomas importantes, tais como falta de ar, perda de consciência, queda de pressão ou tonteira ou dor no peito – na presença desses sintomas é fundamental atendimento médico, se possível num pronto-socorro.

E sobre as causas dessas arritmias podemos citar várias, tais como doenças na tireóide, anemia, pressão baixa, doenças estruturais no coração e mais uma porção que serão investigadas pelo seu médico. Porém existem causas associadas a hábitos de vida e é aí que você pode se ajudar.

São potenciais causas de arritmias que poderão sumir assim que o paciente suspender o uso:

  • Cafeína (presente não só no café mas em chás e refrigerantes), nicotina (cigarro), bebidas alcóolicas, medicamentos para emagrecer, estimulantes, energéticos, descongestionantes nasais e cocaína. Existem outras, mas essas são as mais comuns.

Outra causa muito frequente dessas palpitações diz respeito à ansiedade e nesse contexto vale mencionar que a atividade física tem importante papel no controle desses sintomas.

Na maioria dos casos, as arritmias são breves, desaparecem espontaneamente e não representam risco para a saúde e como foi mencionado no seu dia a dia pode estar a causa desses sintomas, porém se os sintomas persistem será fundamental avaliação especializada.

Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602

Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page