top of page

Morte súbita cardíaca.

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 20 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

Morte súbita cardíaca, tema que assusta, dúvida frequente por aqui, muito amplo, porém vou tentar trazer alguns aspectos que podem ser úteis pra você.

Morte súbita cardíaca (MSC) é aquela inesperada de causa cardíaca que ocorre no período de até 1 hora desde o início dos sintomas (testemunhada) ou nas últimas 24 horas (sem testemunha). A doença cardíaca pode ser conhecida ou não, porém o ponto principal é que é algo inesperado.

As arritmias graves são a causa em cerca de 50% dos casos, e nesse universo cerca 80% estão relacionados à doença arterial coronariana (doença nas artérias do coração), ou seja, o indivíduo tem a doença...essa doença por exemplo gera um infarto e esse infarto gera uma arritmia grave letal.

A lista de doenças que podem gerar MSC é grande, além do que já mencionei posso citar doença valvar, doença cardíaca congênita, doenças que acometem o músculo cardíaco e várias arritmias.

Outro ponto interessante é que cerca de 5 a 10% dos pacientes com MSC apresentam coração aparentemente normal, porém em autópsia a maioria tem doença cardíaca e nesse grupo cerca de 60% tem doença arterial coronariana.

Em virtude da importância da doença arterial coronariana no contexto da MSC a prevenção é crucial, conhecemos os fatores de risco e a maioria deles são reversíveis. A correção dos hábitos alimentares, o exercício físico e o tratamento adequado e criterioso das doenças do colesterol e da hipertensão são pilares fundamentais.

Além disso vale a pena mencionar que das doenças que são relacionadas a MSC a grande maioria podem ser diagnosticadas numa consulta bem feita, exemplificando, a doença valvar que citei pode ser diagnosticada apenas com uma ausculta, em 5 minutos, ou seja, existe muito a se fazer, desde que você queira.


Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Komentarze


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page