VOCÊ CONHECE O MEDO INÚTIL?
- Dr. Agnaldo Rodrigues
- 2 de set. de 2019
- 2 min de leitura

A principal motivação que te leva a procurar atendimento médico é o medo.
O medo nos move.
Medo de morrer, medo de ter um infarto, medo de ter um derrame, medo de ser diabético, medo de ter alguma doença e não saber, sempre medo.
E esse medo todos nós temos, porém as doenças cardiovasculares seguem invadindo nossas vidas, o que está faltando já que o medo não tem sido suficiente? ⠀ Obviamente a resposta pra essa pergunta é muito ampla, porém o que quero trazer para discussão é o medo insuficiente, o medo errado, inútil, o medo que não produz nada de efetivo. ⠀ Por sorte as doenças crônicas possuem quase sempre uma progressão lenta, são anos e anos até que ela desencadeie um evento, como um infarto, e porque insistimos em agir apenas quando a doença está estabelecida?
Todos nós somos capazes de citar por exemplo os principais hábitos que estão associados ao Diabetes, mas por que você é capaz mesmo assim de tomar refrigerante todos os dias? ⠀ O medo da dor no peito é muito relevante, mas onde está o medo de ser sedentário e aumentar sua chance de ter um infarto?
O medo daquela falta de ar que começou há pouco tempo pode te salvar, mas onde está o medo de ter um enfisema pulmonar, câncer, infarto ou derrame em função do tabagismo?
O medo da pressão que chegou a 160x100 é útil, pois se você for um hipertenso seu risco de ter um derrame é maior, mas onde está o medo de comer errado, ter o colesterol alto e daqui uns anos ter o mesmo derrame? ⠀ Crianças e jovens em geral tem uma saúde melhor não é por sorte, o que acontece é que a maioria das doenças se apresentam com o passar dos anos, com a exposição crônica aos riscos, com os hábitos ruins, com o desleixo diário, com a preguiça e o comodismo.
Claro que existem várias doenças que subitamente podem bater a nossa porta, porém aquelas que mais matam e lesam possuem fatores de risco conhecidos e que podemos controlar. ⠀ Faça bom uso do medo, seja racional, aproveite esse medo para agir, não só agendando uma consulta mas fazendo uso diário das informações que você possui - o medo isolado sem ação não vai te fazer viver mais.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments