Se medir a pressão errado, o que vier depois tá tudo errado.
- Agnaldo Júnior
- 22 de out. de 2020
- 1 min de leitura

Inúmeras consultas médicas, ambulatoriais e de pronto-socorro, tem como motivação o aumento da pressão arterial, que nem sempre configura doença.
Já mencionei aqui que essa medida de pressão não deve ser realizada com aparelhos de punho, aqueles valores que usamos para definir doença devem ser obtidos no braço.
⠀
Um ponto importante nessa medida de pressão diz respeito ao tamanho do manguito – manguito é aquela bolsa que é fixada e inflada no braço.

Com um manguito de tamanho inadequado teremos uma medida de pressão que não corresponde à pressão real.
Se o manguito é pequeno para aquele braço teremos um valor acima do real, e se o manguito for grande demais teremos uma pressão menor do que a real.
⠀
E como é que vamos saber se está ou não adequado?
⠀
Meça a circunferência do seu braço usando uma fita métrica, essa medida deve ser realizada no meio do braço (veja a imagem).

Agora, com esse valor, confira no manguito se a medida é compatível. Se o valor obtido for por exemplo 25 cm o manguito da imagem será compatível. Uma pressão mal aferida poderá gerar uma cascata de intervenções desnecessárias.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments