top of page

Medicamentos para hipertensão não causam dependência!

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 2 de dez. de 2021
  • 1 min de leitura

Press"ao

Planeta terra, depeeeeeeeeeeeedênciaaaaaaa de medicamentos que tratam hipertensão não existe, já vou começar pelo final.

É comum essa confusão, e alguns pacientes adiam a ida ao médico por receio que seja prescrito medicamentos, a teoria é “depois que se começa a usar o corpo acostuma e não paramos de tomar nunca mais”. Não é bem assim.

O raciocínio é até simples, e se aplica para todas as doenças crônicas: existe uma doença e quando indicado tratamento farmacológico o medicamento vai ser o responsável pelo controle da doença. O hipertenso não está dependente do medicamento, o hipertenso tem uma doença em que para controle será necessário o uso de um fármaco, estamos entendidos?

E no caso da hipertensão, é possível em algum momento interromper o uso da medicação? Por conta própria nunca, mas existem casos em que medidas não farmacológicas geram um impacto suficiente para o controle pressórico. Tudo deve ser definido passo a passo com o médico assistente.




Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.


Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page