MAPA (Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial). Para que serve o exame?
- Dr. Agnaldo Rodrigues
- 2 de abr. de 2018
- 3 min de leitura

A pressão arterial obtida no consultório médico é um dado apenas momentâneo e não reflete com fidelidade a pressão arterial e as variações de medidas existentes no dia a dia do paciente.
Para o médico é muito útil saber como se comporta a pressão arterial do paciente durante suas atividades diárias.
Com o monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA) a pressão é automaticamente medida e registrada nas 24 horas do dia, durante a vigília e o sono.
Ela permite, então, analisar o comportamento da pressão arterial durante os vários eventos do cotidiano do paciente e ainda torna possível avaliar a eficácia de tratamentos anti-hipertensivos, quando é o caso.
Como o aparelho mede a pressão cada 20 ou 30 minutos, ele consegue fornecer ao médico uma realidade de um dia inteiro do paciente.
Isso ajuda para fazer diagnóstico ou acompanhamento de quem já está em tratamento.
O exame quase não apresenta desconforto nem interfere nas atividades rotineiras do paciente, as quais, ao contrário, devem seguir seu curso normal.
A tomada da pressão arterial em vários momentos sucessivos do dia do paciente torna possível obter uma visão dinâmica do comportamento pressórico durante a vida do paciente e correlacioná-lo com as suas atividades.
A MAPA é hoje em dia um exame já incorporado à prática clínica do cardiologista para avaliar e tratar problemas de pressão arterial.
COMO É FEITA A MONITORIZAÇÃO AMBULATORIAL DA PRESSÃO ARTERIAL (MAPA)?
O equipamento de monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) consta de um monitor leve e pequeno, colocado na cintura do paciente e conectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira semelhante às dos aparelhos tradicionais de medição da pressão arterial, a qual deve ser colocada preferencialmente no braço não dominante.
Depois de instalado o equipamento, o paciente deve permanecer com ele durante 24 horas, pelo menos.
O aparelho é programado de acordo com a rotina do médico e colhe e registra a pressão obtida.
Após as 24 horas, o monitor é retirado, os dados obtidos são levados a um computador e um programa especialmente construído para essa finalidade elabora um gráfico das pressões registradas.

QUANDO SE DEVE FAZER A MONITORIZAÇÃO AMBULATORIAL DA PRESSÃO ARTERIAL (MAPA)?
A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) deve ser feita quando se deseja estudar com mais profundidade a pressão arterial ou quando, por qualquer motivo, se suspeita que a pressão medida no consultório médico não seja a mesma que ocorre em outros momentos da vida do paciente.
Ela também pode ser usada para estabelecer a relação entre os eventos, os sintomas e a pressão arterial e para avaliar a eficácia do tratamento da hipertensão.
O exame deve ser feito num dia normal na vida do paciente, evitados acontecimentos extraordinários ou esporádicos e só é contraindicado para pacientes que apresentem valores muito elevados de pressão máxima, arritmias cardíacas ou parkinsonismo.
Para mais informações sobre o exame entre em contato conosco.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro,
CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments