Você é hipertenso? Nós podemos te ajudar.
- Agnaldo Júnior
- 23 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

Vou começar trazendo um ponto fundamental: comida é apenas comida, não é remédio para nada. Não é possível tratar nada usando comida isoladamente. Se existe uma doença estabelecida, como por exemplo a hipertensão, é ingenuidade achar que ingerir chá de alho com berinjela pela manhã será suficiente, estamos entendidos? Tá combinado? Com isso em mente vamos ao texto.
⠀
Após o diagnóstico de hipertensão 100% dos pacientes devem ser orientados quanto ao tratamento não farmacológico da doença. Ele envolve correção de hábitos de vida, atividade física, perda de peso, etc e tal. Nesse contexto entram alguns aspectos nutricionais que serão úteis no controle da pressão. A medicação é parte do tratamento farmacológico e na maioria das situações estará indicada.
⠀
No universo dos aspectos nutricionais trago alguns alimentos úteis, assim como o padrão alimentar com maior benefício no controle da pressão.
⠀
-Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension): enfatiza o consumo de frutas, hortaliças e laticínios com baixo teor de gordura; inclui a ingestão de cereais integrais, frango, peixe e frutas oleaginosas (amêndoas, macadâmia, avelã, nozes, pistache, castanhas, etc);
⠀
-Redução do consumo de sal: o limite de consumo diário de 2 gramas de sódio está associado a redução da pressão (2 gramas de sódio são 5 gramas de sal ou 1 colher de chá, que é aquela um pouco maior que a menorzinha- você entendeu);
⠀
-Consumo de fibras, leite e derivados, azeite, alho, pequenas quantidades de café e o chocolate amargo (com pelo menos 70% de cacau) contribuem para a diminuição da pressão.
⠀
E sobre as quantidades? Como distribuir isso ao longo do dia? Como montar sua dieta? Converse com um nutricionista.
⠀
Lembro que trata-se de parte do tratamento, comprimidos isoladamente não vão trazer o benefício que podemos ter com um tratamento adequado, completo, em que você se dedica diariamente a isso.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments