top of page

Já ouvir falar em hipertensão primária e hipertensão secundária?

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 10 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

Já ouvir falar em hipertensão primária e hipertensão secundária? Pois sente-se que lá vem história.

A hipertensão primária, também chamada de essencial, é aquela que não tem uma causa identificável, é hipertensão porque é hipertensão, ponto final. É a mais prevalente, cerca de 90% dos pacientes hipertensos estão nesse time.

Já a hipertensão secundária possui uma causa identificável e potencialmente curável, após correção da causa podemos no mínimo ter um melhor controle da pressão, quanto mais precoce esse diagnóstico melhor será o resultado do tratamento.

Para que o diagnóstico da hipertensão secundária ocorra o principal é que o médico suspeite do quadro, se ele não suspeitar o paciente pode ser equivocadamente colocado no time da hipertensão primária, pois a investigação é direcionada, raramente o diagnóstico será feito aleatoriamente.

A causas são diversas, e não é o foco do texto, mas para ilustrar temos: hiperaldosteronismo, feocromocitoma, doença renal primária, coarctação de aorta, doenças endócrinas, uso de medicamentos, etc. Pontuo que uma das principais causas é a apnéia obstrutiva do sono, e como mencionei e se eu tratar essa apnéia podemos resolver a hipertensão.

E quando suspeitar de hipertensão secundária?

Fundamentalmente durante a avaliação os sintomas relacionados às doenças que podem ser a causa costumam estar presentes, porém nem sempre estará, mas alguma nuance vai chamar atenção. Trago alguns sinais de alerta:

-Início de hipertensão abaixo de 30 anos ou acima de 55 anos;

-Sopro abdominal;

-Hipertensão resistente ao tratamento;

-Piora da função renal com uso de medicamentos da família do captopril e da losartana;

-Uso de anticoncepcional, descongestionantes nasais ou corticóide;

-Obesidade, sonolência e roncos noturnos;

-Outras condições que o especialista deve conhecer.

Mais uma vez digo: tratar hipertensão vai muito além de prescrever uma losartana, faça uma escolha racional ao escolher o profissional que vai cuidar de você.




Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comentarios


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page