top of page

HDL (colesterol bom) - entenda mais sobre esse nosso patrimônio

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 8 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

Você sabia que o HDL baixo (colesterol bom) é uma das anormalidades lipídicas mais comuns, cuja prevalência varia de 20% na população geral a até 60% em pacientes com doença arterial coronariana?

Vários estudos já demonstraram que o HDL baixo é um importante indicador laboratorial de risco cardiovascular. Ele é definido como baixo estando abaixo de 40 mg/dL em homens e abaixo de 50 mg/dL em mulheres.

Em poucas palavras o HDL atua como um faxineiro, pegando o excesso de colesterol ruim circulante e levando para o fígado, onde ele será metabolizado, sendo eliminado pelas fezes. Já se sabe que além de ter valores ideais esse HDL também tem que ser funcional, existe aquele faxineiro mais competente, que trabalha melhor, mas essa análise ainda está em estudo.

Existem também variações genéticas onde o indivíduo tem o HDL muito alto, condição essa sem valor clínico relevante.

A concentração de HDL é determinada por uma herança complexa, 50% terá relação com a hereditariedade e 50% tem relação com peso corporal, consumo de álcool, exercício físico e hábitos alimentares. E vale a pena mencionar que o tratamento farmacológico com intenção de aumentar o HDL não possui evidência de benefício, ou seja, vai depender de você.

Pondero também que existem medicamentos que podem ser causa de HDL baixo (anabolizantes por exemplo), e condições clínicas que são até reversíveis, devendo ser investigado sempre.

E como aumentar o HDL? Fundamentalmente com exercício físico aeróbico, perda de peso, alimentação saudável (tem post) e interrupção de hábitos de vida ruins (tabagismo e etilismo).

E por fim: consulte um médico de confiança, você será avaliado como um todo e pode ser que seja necessário tratamento farmacológico, pois associado a um baixo HDL podemos ter outras alterações e existem mais variáveis que devem ser avaliadas.




Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Commentaires


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page