top of page

Gêmeos, colesterol igual, tratamento diferente.

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 2 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Press"ao

Marcelo e Marcos vieram ao mundo no mesmo dia, são irmãos gêmeos, hoje com 42 anos de idade. Ouviram dizer que nos tempos atuais seria interessante realizar uma consulta cardiológica. Eles são saudáveis e sem sintomas, Marcelo é contador, Marcos bancário. Não tem sobrepeso, possuem bons hábitos de vida, Marcelo sabe que tem que se exercitar mais, mas não são sedentários.

Foi solicitado exames laboratoriais básicos e tivemos uma grande coincidência nas taxas de colesterol, vieram iguais! Colesterol total: 210 mg/dL, HDL 42 mg/dL e o LDL 125 mg/dL.

Obviamente antes do retorno já abriam os exames e viram lá nos valores de referência que o ideal seria um LDL abaixo de 160 mg/dL, ou seja, estava normal.

Na avaliação Marcelo estava com a pressão de 132 x 85 mmHg e Marcos de 119 x 75 mmHg, ou seja, pressões normais.

O balanço final da avaliação foi: Marcelo reprovado e Marcos aprovado. Marcos pode voltar para reavaliação ano que vem, Marcelo preciso que retorne em 3 meses, motivo: colesterol alto – dislipidemia.

Mas como assim se os valores são exatamente iguais e a referência do laboratório disse que está normal? Então...essa é uma das funções do cardiologista (os que estudam, claro): avaliar adequadamente cada paciente.

Com os dados que citei é possível definir o escore de risco global, que estima o risco que o indivíduo tem de ter um infarto, AVC ou insuficiência cardíaca, em 10 anos. Esse risco pode ser baixo, intermediário, alto ou muito alto, e em cada nível de risco existe uma meta de LDL.

Marcos tem risco baixo, com meta de LDL abaixo de 130, e como está em 125 foi aprovado. Marcelo, em função da pressão arterial um pouco mais alta que a de seu irmão, possui risco intermediário, com meta de LDL abaixo de 100, reprovado.

Em pacientes de risco intermediário não está indicado medicar inicialmente, será instituído mudanças de hábitos de vida e em 3 meses ele será reavaliado, se ainda fora de meta será medicado. Até quando? Vida toda. É assim que se faz.




Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comentários


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page