Exames complementam hipóteses levantadas a partir de uma avaliação clínica.
- Agnaldo Júnior
- 12 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

Exames não nos fazem viver mais isoladamente, exames complementam hipóteses levantadas a partir de uma avaliação clínica. Precisa fazer todos eles todo ano? Não. E se você mesmo assim quiser fazer, qual o problema? Exposição maior, diagnósticos equivocados, tratamentos desnecessários, custos elevados e até risco de vida. Um exame supostamente alterado desencadeia uma cascata de exames, alguns até invasivos.
⠀
Existe o outro lado da moeda, médicos que cedem à pressão, é mais fácil pedir logo todos os exames do que explicar os motivos que os tornam desnecessários. Se você é um deles, como dizemos aqui em Goiás: “toma tipo! apruma!”. Nesse caminho que você está seguindo sua presença é desnecessária, o paciente é leigo, está com medo, cheio de informações perdidas de internet na cabeça, sua função é arrumar a casa, lembra? “Curar quando possível; aliviar quando necessário; consolar sempre”.
⠀
Como a banda toca então? Vou resumir.
⠀
O eletrocardiograma nos ajuda na avaliação da atividade elétrica do coração, além disso algumas alterações na estrutura do coração vão gerar alterações elétricas, ou seja, ele vai sugerir que o músculo cardíaco está sofrendo por uma pressão mal controlada, por uma artéria doente, etc.
⠀
O ecocardiograma é um ultrassom, exame mais direcionado para a estrutura e funcionamento do coração, doenças do músculo cardíaco e válvulas.
⠀
Holter e MAPA, um avalia a atividade elétrica do coração e o outro o comportamento da pressão arterial, ambos em 24 horas.
⠀
No teste ergométrico avaliamos o comportamento do coração durante o esforço físico. Existem doenças que vão se apresentar apenas aos esforços, tais como algumas arritmias e a própria doença coronariana.
⠀
Existem outros exames e fui bem sucinto nos que citei. O ponto é: não é tudo para todos. É um sopro? Um holter não soma nada, preciso de um ecocardiograma. É uma palpitação? MAPA para quê? Escolha um bom profissional, releia a primeira frase do texto e saiba que os cuidados com seu coração devem ser diários e não apenas uma vez ao ano fazendo check-up.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments