Exame dentro do limite da normalidade.
- Agnaldo Júnior
- 12 de fev. de 2020
- 2 min de leitura

O primeiro passo de quem tem exames para fazer, quase sempre, é ver onde pode ser feito com cobertura do plano saúde, caso o paciente não tenha plano de saúde a primeira busca é por preço e se o pedido foi feito no SUS ele costuma fazer onde existe atendimento pelo SUS. Acho compressível e minha intenção não é condenar, é informar.
⠀
Existem exames cujo resultado depende menos de quem faz, explico: um raio-x de tórax será feito pelo técnico de raio-x e a imagem será avaliada pelo médico, assim como uma tomografia ou uma ressonância. Claro que existe técnica adequada para a realização desse exame. Depois de pronto esse exame pode ser avaliado por qualquer médico, ou seja, esse exame pode ser laudado como normal e outro médico pode posteriormente encontrar uma alteração naquela imagem.
⠀
E existem exames em que essa avaliação posterior é muito mais difícil, se existe um erro, uma interpretação equivocada, uma técnica inadequada na realização, assim ele vai ficar, com todas as consequências desse erro. São exames que dependem de quem está realizando, exames dinâmicos. Nesse tipo de exame o ideal é ele seja realizado pelo profissional indicado pelo seu médico, quando possível claro.
⠀
Quais são esses exames? Principalmente: exames laboratoriais, ultrassonografia de qualquer região, endoscopia, ecocardiograma, doppler de carótidas, holter de 24 horas, teste ergométrico e cateterismo. É possível, para exemplificar, que um paciente com alterações estruturais no coração tenha um ecocardiograma normal feito por um médico e alterado quando realizado por outro médico, e diferente do raio-x não é um exame que pode ser avaliado por outro médico em outro momento, depende de quem avaliou o coração no momento do exame.
⠀
Pode ter um custo menor realizar em tal lugar apenas guiado pela cobertura do plano, mas pode ficar caro se for um exame mal feito, é a sua saúde. Obviamente existem ótimos profissionais que fazem pelo plano de saúde, mas vale a pena ir nele não só porque ele atende pelo plano, mas porque ele é bom e sabe o que está fazendo.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments