top of page

Ninguém quer encarar a realidade que existe uma doença.

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 28 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

Diminutivos em medicina são fofos, e na cardiologia são mais ainda, costumam ser usados para reduzir a ansiedade, tranquilizar, ninguém quer encarar a realidade que existe uma doença potencialmente grave com risco de morte, é super confortável viver como se fôssemos imortais, mas não somos.

Essa abordagem pode atrapalhar na adesão ao tratamento. Se eu disser que sua pressão está um “pouquinho” alta sua percepção será uma, se eu disser que você tem hipertensão arterial sistêmica a história muda.

Não existe espaço para colesterol um “pouquinho” alto, coração um “pouco” fraco, glicose um “pouco” alta, um “poquinho” de gordura no fígado, nada “inho” – existem sim doenças que requerem tratamento, farmacológico e não farmacológico, sérias, e que se não forem bem tratadas vão implicar em riscos, inclusive de morte.

E a “molinha” no coração? Não é bonitinho? Fofinho? Esqueça isso. Foi implantado um stent em uma artéria do coração, tratando apenas aquele local mais estreitado, mas a doença é difusa, todas as artérias do corpo estão doentes, o risco cardiovascular é muito alto (risco de infarto, derrame e insuficiência cardíaca), existem medicamentos de uso contínuo a vida toda, mudança de hábitos de vida é obrigatória, e seguindo tudo o que for proposto o paciente viverá muito mais e melhor, não é mais honesto?

Quando o paciente entende o que está acontecendo a chance de sucesso no tratamento é muito maior, do que que adianta só eu entender qual o seu problema?




Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page