top of page

Efeito colateral de um medicamento. E agora?

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 9 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

Efeito colateral de um medicamento é um efeito não pretendido causado pelo seu uso, ele foi feito com intenção de gerar o efeito A e ele está gerando o efeito B também. Durante o estudo de determinado medicamento esses efeitos vão ocorrendo e vão sendo catalogados e constam em bula.

Na cardiologia (vou falar desse área por motivo óbvio) os principais efeitos colaterais dos medicamentos são conhecidos e essa informação deve ser passada ao paciente, principalmente quando tal efeito tem uma chance maior de ocorrer. Caso algum dos efeitos colaterais ocorra quase sempre são transitórios e poucas vezes será motivo para suspensão do tratamento.

Mas como proceder? Primeiramente você deve ter consciência que tem uma doença e que ela deve ser adequadamente tratada. Um efeito colateral pode ocorrer e em alguns casos é até previsível, e se ocorrer se possível não suspenda o uso do medicamento – retorne ao seu médico. Por vezes o efeito é na verdade uma ação esperada da medicação e ela não será suspensa, porém se o uso te colocar em risco ou gerar um sintoma insuportável o medicamento será substituído, quase sempre existem outras opções.

O que você não deve fazer? Suspender o tratamento e desaparecer. Você tem uma doença e essa suspensão por conta própria pode até ser fatal, por exemplo você pode parar de tomar um AAS fez você sentir dor de estômago e a falta desse AAS te expor a um risco maior de ter um derrame. Você pode parar de tomar uma estatina porque sentiu dores musculares e a falta desse medicamento aumentar sua chance a longo prazo de ter um infarto.

Em alguns casos existem até estratégias muito bem definidas para definir se o efeito colateral é mesmo do medicamento, se existe risco para o paciente e se ele deve ou não ser suspenso. Converse com seu médico, e se ele menosprezar seu sintoma simplesmente troque de médico, vai existir uma solução segura, pode acreditar.


Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page