top of page

E se eu parar de comer sal?

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 30 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

A hipertensão arterial é uma doença multifatorial, novidade nenhuma nisso, ou seja, existem várias causas associadas, o próprio envelhecimento já contribui para a elevação dos níveis de pressão.

Você sabe também que a ingesta de sal está associada à elevação da pressão arterial. Pensando em prevenção a recomendação é que a ingestão diária de sal seja inferior a 5 gramas. Quanto são 5 gramas de sal? Uma colher de chá rasa. (Ajuda para os homens: sabe aquela colher menor de todas, a que não serve para nada? Aquela é a de café, a de chá é aquela um pouco maior).

Seria interessante zerar a ingestão de sal? Não precisa tanto, ainda mais em indivíduos idosos, que já tem uma certa dificuldade em manter um bom padrão alimentar, se estiver ruim não vão comer.

Mas tem um trabalho muito interessante de 1991 que estudou 6 aldeias de índios Yanomami que não acrescentavam sal aos alimentos. Foram avaliados 125 índios homens e 129 mulheres.

Os Yanomami são semi-nômades, se alimentam do que caçam e do que plantam. O trabalho descreve que em suas roças cultivavam banana, mandioca, batata doce, cará, inhame, cana de açúcar, algodão e fumo, sendo a banana e a mandioca seus principais alimentos.

E quantos hipertensos foram encontrados nessas aldeias? Nenhum! Zero! Isso mesmo.

Estou aqui propondo que você pare de consumir sal e abandone seu tratamento com possibilidade de cura? Não. Estou apenas recomendando que você reduza a ingestão de sal, e trouxe um trabalho bacana para ilustrar o peso que o de sal pode ter na pressão arterial, daqui para frente é com você.




Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page