Dor no peito? Pronto-socorro.
- Agnaldo Júnior
- 21 de set. de 2021
- 2 min de leitura

Dor no peito de início súbito, que pode vir ou não associada a falta de ar, suor excessivo, tontura, náuseas e vômitos, é igual a: pronto-socorro! Ler o resto do texto é facultativo, se decorar o que acabei de escrever já fico satisfeito.
⠀
Mas pode ser dor muscular? Refluxo? Ansiedade? Gases? Pode...mas e se for infarto? Vai ficar em casa?
⠀
Pensou em tomar um buscopan, ou um dorflex, quem sabe um anti-inflamatório, um chá, e deitar um pouquinho pra ver se passa? Mas e se for um infarto? Entende que está perdendo tempo?
⠀
E que tal ligar para a secretária da cardiologista e ver se ela não consegue um encaixe no consultório hoje ou amanhã? Saiba que se for um infarto ele vai te encaminhar para um pronto-socorro e você terá perdido tempo, e no contexto do infarto quanto mais rápido for feito o diagnóstico e tratamento melhor é a evolução do quadro.
⠀
E a fila de espera no pronto-socorro? Pode demorar, né? Dor no peito é uma prioridade e na pior das hipóteses onde é melhor ter um infarto: em casa ou no pronto-socorro?
⠀
Isso tudo não é um exagero? Sim, o exagero é fundamental, se não for nada demais logo você voltará para casa, aí sim será hora de agendar uma consulta com seu médico.
⠀
Os sintomas que citei nem sempre ocorrem e a apresentação varia muito, mas se está na dúvida, inseguro…pronto-socorro.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments