Dói o peito, mas dói como?
- Agnaldo Júnior
- 7 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

A dor no peito é motivo corriqueiro de visita ao cardiologista, e frequentemente pela descrição da dor já é possível descartar a possibilidade de se tratar de um dor de origem coronariana (dor consequente à doença nas artérias do coração, que pode gerar um infarto por exemplo).
⠀ Nessa avaliação leva-se em consideração o paciente como um todo, é fácil de entender que uma dor no peito num paciente de 20 anos é uma situação, num paciente de 60 anos a história muda. Todo o contexto do paciente é avaliado e um dos pontos investigados é a característica dessa dor.
⠀ É importante deixar claro que existe a chance de o paciente ter doença coronariana e não ter dor ou de ter sintomas não típicos. Além disso existem outras doenças cardíacas que geram dor, como a pericardite por exemplo (com outra apresentação). Medicina não tem a precisão matemática que gostaríamos que tivesse.
Pois bem, e qual a apresentação típica da dor? ⠀
-A localização pode ser em cima do coração, à esquerda, no meio do tórax ou em cima do estômago, em aperto, queimação ou mal caracterizada;
-Pode irradiar para os braços, costas, pescoço, mandíbula ou para a região acima do estômago;
-Desencadeada por esforço físico ou piora com esforço físico, alimentação em grande quantidade, frio ou estresse;
-Melhora com repouso; ⠀ -Dura pouco minutos.
⠀ Doeu o peito? Procure atendimento médico, jamais menospreze um sintoma. Como você viu existem muitos pormenores a serem avaliados, é muito importante uma avaliação adequada.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments