Dor de cabeça e pressão alta.
- Dr. Agnaldo Rodrigues
- 23 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

Doeu a cabeça, a pressão aumentou?
Um sintoma frequentemente associado a Hipertensão Arterial Sistêmica é a dor de cabeça, algumas vezes na região lateral do crânio, na nuca ou mesmo próximo aos olhos.
E essa dor é mesmo sintoma de pressão arterial alta?
Posso confiar nesse sintoma pra definir quando devo ou não medir a pressão?
E se eu for hipertenso e não tiver tendo dor de cabeça, significa que minha pressão está controlada?
Resposta para todas essas perguntas: não!
Dor de cabeça não é um dos principais sintomas de pressão alta, infelizmente.
Digo infelizmente porque um dos grandes problemas da Hipertensão Arterial é a ausência de sintomas, que leva a diagnósticos tardios, algumas vezes já com complicações relacionadas ao aumento crônico da pressão arterial.
Cerca de 50% dos pacientes hipertensos não tem sintomas.
Quando associada a pressão alta a dor de cabeça que pode surgir é localizada na nuca, como uma sensação de peso, frequentemente o paciente já acorda com ela e se não for controlada logo novos sintomas acabam surgindo (tonteira, sintomas visuais, náuseas e vômitos).
Essa dor de cabeça que pode surgir nem sempre tem relação com o nível da pressão arterial, pacientes hipertensos há mais tempo suportam valores de pressão mais altos, sem apresentarem sintomas.
E como saber se a pressão está alta ou não?
Medindo de forma adequada e com um aparelho confiável.
Atenção: aparelhos de punho não são recomendados, aparelhos digitais podem ser usados, mas apenas aqueles que medem a pressão no braço.
Vale enfatizar que qualquer estímulo doloroso ou desconforto pode elevar a pressão arterial.
O paciente pode por exemplo ter uma dor na coluna e essa dor elevar a pressão, pode ter uma tonteira e esse sintoma elevar a pressão ou pode até mesmo ter uma dor de cabeça e essa dor desencadear um aumento de pressão, resolvido a dor normalmente a pressão se normaliza.
Se existe dúvida se a dor elevou a pressão ou se a pressão alta desencadeou a dor o ideal é uma avaliação médica para definir o quadro.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Komentáře