top of page

Diuréticos - bom, mais ou menos ou depende?

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 6 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

É comum o uso de diuréticos em cenários sem indicação médica, existe no imaginário a suposição que usar um medicamento que estimule a diurese faria bem para os rins, eliminaria toxinas, melhoraria inchaços e se usa até com intenção de perda de peso, em fórmulas “milagrosas” – uso completamente equivocado.

Existem 4 principais famílias de diuréticos, não citarei os nomes por não ser o propósito do texto. Os principais fármacos dessa classe são: hidroclorotiazida, clortalidona, indapamida, espironolactona e furosemida.

Na cardiologia são usados fundamentalmente no tratamento de Hipertensão Arterial e Insuficiência Cardíaca. Em algumas doenças hepáticas, renais e vasculares também tem indicação.

Alguns dos efeitos colaterais possíveis são: diabetes, gota, impotência, alterações bioquímicas que podem gerar por exemplo arritmias graves, aumento do colesterol e até piora da função renal.

Mas se existem tantos efeitos colaterais possíveis o uso é seguro? Sim, é, desde que bem indicado, e existem estratégias que podem ser usadas para reduzir os riscos desses efeitos, como a associação com outros medicamentos e o uso por período de tempo reduzido.

Se você faz uso de diurético por conta própria ou na tentativa de perder peso suspenda o uso, existem até mesmo danos irreversíveis na função do rim associados ao mal uso desses medicamentos.

Quando seu carro precisa de um reparo você conversa com um mecânico, quando você precisar de um reparo consulte-se com um médico.


Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page