top of page

Conseguem relacionar disfunção erétil (DE) com risco cardiovascular?

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 23 de set. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

Conseguem relacionar disfunção erétil (DE) com risco cardiovascular? Existe essa relação? Mas antes disso: sabem o que é disfunção erétil? É a incapacidade de obter e manter uma ereção que permita atividade sexual satisfatória. Trata-se de um sintoma e não de uma doença e existem várias causas, psicológicas e orgânicas.

No universo das causas orgânicas temos doenças endócrinas, neurológicas, relacionadas a drogas, urológicas e a mais comum: vasculares, que é o que me trouxe aqui.

Primeiro é importante termos o conhecimento que para uma ereção existir é necessário fluxo sanguíneo, para que esse fluxo seja efetivo é necessário que se tenha integridade arterial, artérias que estão se resolvendo, saudáveis...e se essas artérias estão doentes o que podemos deduzir? Quem me acompanha leu no texto da doença arterial em carótidas o gabarito.

Se existe doença arterial, seja onde for, devemos ter em mente que a doença não é local apenas, onde houver artérias teremos doença. Se essa doença for nas artéria do coração isso pode implicar em que? Infarto! No cérebro? Derrame! Pronto...está feito a relação.

E qual a mensagem que quero deixar? Respire fundo duas vezes e passe para o próximo parágrafo.

Um homem com disfunção sexual e sem sintomas cardiovasculares é um paciente com doença cardiovascular até que se prove o contrário! E mais: um homem sabidamente com doença cardiovascular deve ser rotineiramente questionado sobre seu desempenho sexual, afinal, existe tratamento.

Uma avaliação de mais de 20 estudos envolvendo mais de 36.000 pacientes que foram acompanhados mostrou que a disfunção sexual aumenta significativamente o risco de doença nas artérias do coração e derrame, e concluiu que essa informação poderia ter um papel importante na definição do risco cardiovascular.

Se a disfunção existe converse com seu médico, podemos ter a oportunidade de resolver não somente a disfunção, mas de sermos mais efetivos na prevenção do temido infarto e derrame.




Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Yorumlar


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page