Conseguem relacionar disfunção erétil (DE) com risco cardiovascular?
- Agnaldo Júnior
- 23 de set. de 2020
- 2 min de leitura

Conseguem relacionar disfunção erétil (DE) com risco cardiovascular? Existe essa relação? Mas antes disso: sabem o que é disfunção erétil? É a incapacidade de obter e manter uma ereção que permita atividade sexual satisfatória. Trata-se de um sintoma e não de uma doença e existem várias causas, psicológicas e orgânicas.
⠀
No universo das causas orgânicas temos doenças endócrinas, neurológicas, relacionadas a drogas, urológicas e a mais comum: vasculares, que é o que me trouxe aqui.
⠀
Primeiro é importante termos o conhecimento que para uma ereção existir é necessário fluxo sanguíneo, para que esse fluxo seja efetivo é necessário que se tenha integridade arterial, artérias que estão se resolvendo, saudáveis...e se essas artérias estão doentes o que podemos deduzir? Quem me acompanha leu no texto da doença arterial em carótidas o gabarito.
⠀
Se existe doença arterial, seja onde for, devemos ter em mente que a doença não é local apenas, onde houver artérias teremos doença. Se essa doença for nas artéria do coração isso pode implicar em que? Infarto! No cérebro? Derrame! Pronto...está feito a relação.
⠀
E qual a mensagem que quero deixar? Respire fundo duas vezes e passe para o próximo parágrafo.
⠀
Um homem com disfunção sexual e sem sintomas cardiovasculares é um paciente com doença cardiovascular até que se prove o contrário! E mais: um homem sabidamente com doença cardiovascular deve ser rotineiramente questionado sobre seu desempenho sexual, afinal, existe tratamento.
⠀
Uma avaliação de mais de 20 estudos envolvendo mais de 36.000 pacientes que foram acompanhados mostrou que a disfunção sexual aumenta significativamente o risco de doença nas artérias do coração e derrame, e concluiu que essa informação poderia ter um papel importante na definição do risco cardiovascular.
⠀
Se a disfunção existe converse com seu médico, podemos ter a oportunidade de resolver não somente a disfunção, mas de sermos mais efetivos na prevenção do temido infarto e derrame.
#cardiologistaitumbiara #saude #medicoitumbiara #disfuncaosexual #sintomascardiovasculares #cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na Praça Sebastião Xavier, 34 - Sala 07 - Ed. Flamboyant - Ala médica , Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Yorumlar