6 dicas rápidas para escolher um bom médico.
- Dr. Agnaldo Rodrigues
- 1 de abr. de 2019
- 3 min de leitura

Um hospital ou plano de saúde conta com diversos médicos.
Será que todos os profissionais são igualmente bons?
Vale a pena ficar preso nas opções que os planos de saúde oferecem?
Você está à procura de um profissional que atenda às suas expectativas e saiba conduzir o seu caso ou quer apenas alguém que seja credenciado ao seu plano de saúde?
São perguntas iniciais que devemos nos fazer.
Não é uma questão de duvidar da capacidade médica, mas aqui consideramos que um bom médico é também aquele que sabe atender seu paciente, afinal, lidar com a saúde, exige muito mais do que uma boa formação.
O profissional deve ser atencioso, demonstrar conhecimento, passar segurança etc.
Neste sentido, você confere abaixo algumas dicas do que deve/pode levar em consideração na hora de escolher um bom médico ou hospital:
1. Indicação
É importante ouvir a declaração de outras pessoas sobre determinado profissional e até sobre um hospital. Mas é fundamental que mais de uma opinião sejam levadas em consideração. O mesmo médico que foi bom para uma boa pessoa, talvez não tenha acertado para outra… quanto mais depoimentos ouvir, melhor!
2. De olho no currículo
Adquira um outro hábito: o de checar o currículo do profissional. Confirme se o nome consta em pelo menos duas listas de referência: a do conselho regional de medicina e da sociedade ou associação brasileira da especialidade a que ele divulga pertencer – Sociedade Brasileira de Cardiologia, por exemplo. Esse tipo de pesquisa é completamente simples hoje em dia graças à internet.
3. Dar preferência à especialização
Se você está, por exemplo, com dor nos joelhos, dê preferência a um ortopedista que atue mais especificamente nesta área. Ao avaliar o currículo do profissional, vale a pena saber em quais áreas eles se especializou e quais são os casos que ele atende com mais frequência.
Uma maneira rápida de saber por exemplo se o médico em questão é um especialista é verificar se o mesmo possui R.Q.E., que se trata do registro de qualificação de especialista. Frequentemente esse número consta no carimbo, receituário ou pode ser obtido solicitando diretamente se necessário à secretária do profissional.
4. Atendimento
A forma como o médico trata seu paciente na consulta faz toda a diferença. O mesmo vale para o atendimento de enfermeiros e funcionários de um hospital ou clínica.
5. Disponibilidade
Embora esta não seja uma regra, alguns médicos não se incomodam em passar para a paciente o número do seu celular e se colocam à disposição para atendê-la caso surjam dúvidas. Essa atitude é mais comum entre os obstetras, que atendem mulheres grávidas. Mas em qualquer área da saúde é um fator que atribui pontos positivos ao profissional.
Porém, isso não significa que aquele médico que não passa o número de seu celular não é atencioso e, muito menos, que não é um bom médico. Cada profissional tem a sua forma de trabalhar e atender seus pacientes, o que deve ser sempre respeitado.
6. Transmitir segurança
A maioria das pessoas, quando procura ajuda médica, está com algum problema de saúde ou preocupada com algum sintoma que ainda não sabe o que representa.
O médico, além de atenção, deve oferecer segurança à paciente. Deve demonstrar domínio sobre o que está falando, investigar o caso se preciso (através do pedido de exames etc.) e tranquilizá-la, quando necessário.
É importante que a paciente, independentemente de qual seja seu problema de saúde, veja o seu médico como a pessoa de total confiança, com a qual poderá sempre esclarecer suas dúvidas e acabar com seus anseios.
A confiança é a base para que qualquer relação seja duradoura, inclusive a profissional-paciente.
De olho nessas questões fica mais fácil escolher um bom médico e também um hospital que possa oferecer o melhor atendimento possível a você. E lembre-se: caso o primeiro profissional que você visite não lhe dê confiança ou segurança suficiente, não hesite em visitar o segundo ou terceiro… afinal, com saúde não se brinca! E este é o tipo de escolha que pode fazer toda a diferença na sua vida.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comentários