Descongestionantes tópicos nasais - quais os riscos?
- Dr. Agnaldo Rodrigues
- 25 de out. de 2019
- 2 min de leitura

Os descongestionantes tópicos nasais são usados indiscriminadamente pela população, mas muitas pessoas não sabem que esse uso pode ter consequências perigosas pra sua saúde.
As substâncias com esse risco potencial são: nafazolina, fenoxazolina, oximetazolina, xilometazolina. ⠀ Os descongestionantes tópicos nasais devem ser prescritos em casos muito específicos e por um curto período de tempo (máximo por até 7 dias).
Eles exercem um efeito vasoconstritor nos vasos da mucosa do nariz, levando ao alívio da congestão nasal.
Mas, no final do tratamento, pode haver um efeito rebote com aumento da resistência nasal e recorrência de congestão.
Ou seja, pacientes que usam frequentemente os descongestionantes tópicos para alívio da obstrução de um quadro de rinite (ou resfriado) podem desenvolver uma rinite medicamentosa de rebote, gerando um ciclo vicioso. ⠀ O uso crônico dessa medicação pode levar também a perfuração do septo nasal pelo efeito vasoconstritor local, com consequente isquemia. ⠀ Outro perigo é que o remédio acaba contraindo outros vasos, inclusive artérias do coração, o que pode colaborar para bloquear de vez uma artéria, levando ao infarto.
Esses medicamentos estão em 3º lugar no ranking dos medicamentos com mais efeitos colaterais e uso incorreto, de acordo com dados do Centro de Atendimento Toxicológico de São Paulo.
⠀ Existe também potencial risco de desencadeamento de arritmias e a longo prazo até aumento do risco de trombose. ⠀ Como não há estudos que comprovem a segurança do uso durante a gravidez, lactação e em idosos, recomenda-se que esses pacientes evitem o uso.
Em crianças existe um risco maior de intoxicação, em portaria da ANVISA de 2013 consta contraindicação para crianças com menos de 6 anos. ⠀ Para conseguir suspender essa medicação (depois que o paciente se torna dependente do seu uso) não é fácil.
Corticoides nasais e, em alguns casos, corticoides orais podem ser prescritos, ambos com intuito de controle dos sintomas, interrompendo o ciclo mencionado.
O tratamento correto da rinite deve ser orientando pelo médico.
⠀
Texto elaborado em parceria com a alergista Dra. Paula Quadros - @dra.paula.alergista
#cardiologistaitumbiara #dr.agnaldo #itumbiara #descongestionantes #intoxicacao #vasoconstritor #narizentupido

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments