CUIDADO, NÃO COMA.
- Agnaldo Júnior
- 22 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

Ovos, fazem mal ou fazem bem? E café? Manteiga ou margarina? Pão, com miolo ou sem? E a tapioca? Óleo de côco? E o leite, inflama ou não? Confuso, né? Parece que a ciência não se resolve, a todo momento muda, cada hora é uma coisa, confuso demais, correto? Não, errado! Não é bem assim não.
⠀
O que se sabe, o que está validado, comprovado, não oscila entre esses extremos da maneira com que você acha que tem acontecido, é uma falsa impressão que ocorre por vários motivos. Interpretações equivocadas de estudos científicos, desespero atrás de cliques (cliques que geram dinheiro), sede por seguidores, busca por audiência, formação profissional inadequada, ausência de formação profissional, ignorância e irresponsabilidade são algumas das causas desse mar de desinformação que chega até você.
⠀
A partir do conhecimento básico de bioquímica, farmacologia, biologia, as respostas podem ser dadas de maneira segura, acredite. Para exemplificar: já sabemos que o consumo de gordura saturada está relacionado ao aumento do colesterol ruim, essa é a informação base – se me perguntarem se determinado alimento aumenta o colesterol e se eu souber que esse alimento tem muita gordura saturada a resposta é que sim, ele aumenta o colesterol, ponto final.
⠀
A maioria das respostas já estão aí, de posse dos profissionais que estão realmente interessados na sua saúde, o que você leu na internet ontem vai importar muito pouco, é daí que vem a necessidade da escolha de um profissional de saúde capacitado e alinhado com o que realmente importa.
⠀
E mais: você acha que alguém teve infarto porque comeu ovo? Acha que alguém teve câncer porque tomou leite? Alguém viveu 100 anos porque tomava uma colher de óleo de coco no café? Se sua intenção é viver mais e com mais qualidade saiba que essa falsa confusão só serve pra conversar no bar entre amigos ou no elevador quando faltar assunto, a construção da nossa saúde não tem esses detalhes como pilares.
⠀
Quando você for em um bom nutricionista, que é quem mais entende de comida, vai ver que ele nem vai mencionar essas polêmicas, assim como o bom endócrino, cardiologista ou qualquer outro que esteja interessado na sua saúde – não é esse o caminho.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
留言