top of page

O que o COVID tem feito por ai...

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 26 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

Há uns 10 dias atendi uma paciente com cerca de 60 anos, hipertensa, que veio por queixa de palpitações. Investigando o sintoma ela me contou que passou a apresentá-lo há cerca de 1 mês, e que foi por causa do Covid. Comecei a pensar nas complicações possíveis de longo prazo associadas a essa doença maldita, arritmias...miocardite?

Perguntei se ela havia ficado internada, para ter acesso ao relatório de alta, que me ajudaria na condução do caso. Ela disse, olhando para baixo, que não teve Covid, mas que o Covid acabou com a vida dela.

Pensei em me colocar no time do “está sendo difícil para todo mundo”, mas essa generalização poderia ser mal interpretada, até o momento não tinha entendido nada, optei então por ir pelo caminho que não aprendi estudando medicina, o caminho da empatia, que hoje anda meio vazio...infelizmente.

Deixei o silêncio agir... o silêncio após alguns segundos incomoda…”perdi meu filho e esposo com Covid...”. A dor era visível, ela completou que nada tinha sentido mais.

Abordei o sintoma como ele deve ser abordado e fiquei com esse momento na cabeça. Sei que infarto mata muito mais que Covid no mundo, vejo os transtornos econômicos que a doença tem causado, sei que tem gente que defende a linha “vamos tocar a vida”, mas, tenho o direito de não normalizar essa doença, não tem como mensurar a dor que essa doença tem causado.

Estamos mais adaptados ao momento, já conhecemos melhor a doença, existe uma perspectiva de vacina, mas ele ainda não tem tratamento...ainda estamos expostos, o Covid merece nossa seriedade, ele ainda é um inimigo poderoso com a força de um terremoto, requer respeito...não baixemos a guarda.

Vai passar e eu quero que todos nós estejamos do outro lado da ponte quando ela for construída. Sinto muito, de verdade, se o Covid já deixou marcas na sua família…

Sigamos firmes, já conhecemos o inimigo, temos poucas armas efetivas para o combate, mas sabemos como nos defender.




Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


留言


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page