top of page

Tomar um comprimido de segunda a sexta-feira.

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 3 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

O tratamento das doenças crônicas exige empenho e regularidade. A maioria das condições clínicas vão estar presentes a vida toda, porém a doença não será a mesma, o tempo passa, o envelhecimento transforma, a função dos rins já não é a mesma, a tireoide vai ficando preguiçosa, o fígado com alguma dificuldade de metabolizar alguns medicamentos, vão se somando outras doenças e aquela receita de 1993 já não serve mais, hoje é outro paciente.

Além disso a medicina evolui constantemente. Aquele atenolol que foi prescrito sendo um ótimo tratamento pode ser que hoje já não seja uma boa opção, pode ser que exista uma outro medicamento que terá um impacto maior na vida do paciente. Aquela amiodarona que era pra tomar a vida toda de segunda a sexta-feira pode ser que aos olhos da medicina atual já seja algo meio cafona, tipo uma pochete.

Entenda que você tem uma doença e que seu médico é seu parceiro, seu amigo, que vai te guiar na condução dessa condição ao longo dos anos. É pra retornar anualmente? Retorne anualmente! É pra retornar em 3 meses? Retorne! Existe um propósito, um objetivo. Resolve usar sinvastatina 20 mg/dia há 10 anos e ainda estar com o colesterol fora de meta? Resolve fazer uso de metformina há 6 anos e ainda estar com o glicemia acima do ideal? Isso te coloca em risco, siga o que foi proposto.

São várias as desculpas para não aderir, conheço todas. As principais são: “é difícil marcar consulta”, “não tive tempo” e “estava sem dinheiro”. Sim, é difícil, em função dessa dificuldade pode ser que você atrase meses, mas atrasar anos não tem sentido. Sobre o dinheiro é absolutamente compreensível, porém atrasar 1 ano é simplesmente falta de priorizar o que importa de fato. Sobre a falta de tempo não vou nem comentar.

Leve seu tratamento a sério, negar, fugir, não vai resolver, costumo dizer que a doença bate a nossa porta e não formos atrás dela. Agende sua consulta com seu médico amanhã!


Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page