Como a sua pressão se comporta durante o sono?
- Agnaldo Júnior
- 21 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

Então, será que essa é uma informação relevante? É sim, mais do que você imagina.
⠀
Você já sabe que a pressão arterial vai variar o dia todo, é o comportamento normal, inclusive durante o sono. À noite esperamos e desejamos uma queda da pressão de cerca de 10% a 20% , isso se você estiver dormindo, claro. Afirmamos que esses pacientes têm o “descenso noturno presente”. O ideal é que a média da pressão arterial no sono seja abaixo de 120 x 70 mmHg e que além disso ocorra essa queda em relação à média do período acordado.
⠀
Essa queda deve ocorrer na população geral e nos pacientes hipertensos. Quando essa queda é menor que 10% temos um “descenso atenuado” e já está demonstrado que esses pacientes possuem um risco cardiovascular maior.
⠀
Para definir esse comportamento da pressão arterial no sono você pode medir a pressão de 30 em 30 minutos a noite toda – estou brincando (sim, posso brincar, esse texto não veio do google). Essa definição só é possível com a realização da conhecida MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial), que é um exame onde a pressão arterial é aferida automaticamente durante 24 horas, com intervalos pré-estabelecidos e posteriormente é feito um laudo com a análise desses valores.
⠀
E diante de um descenso ausente, o que fazer? Primeiramente definir se o paciente teve boa adaptação à MAPA, se ele disser que o aparelho incomodou a noite toda e que não dormiu esse dado terá a interpretação prejudicada.
⠀
Se ele ronca a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono pode ser uma causa. E como tentativa de correção desse padrão devemos ajustar a medicação em uso, mudando a dose, fazendo alguma substituição, associação, ou apenas mudar o horário de uso, sugerindo que seja tomado à noite. De acordo com as outras médias deverá ser estabelecido o melhor caminho.
⠀
Já falei 587 vezes aqui: tratar hipertensão vai muito além que prescrever uma losartana.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments