top of page

Coenzima Q 10, pra que serve?

  • Dr. Agnaldo Rodrigues
  • 14 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

veja como colocar a atividade física de vez na sua rotina

A coenzima Q10 é uma molécula presente em quase todas as células do nosso organismo e participa, resumidamente, dos processos de produção de energia (ATP).

É encontrada em vários alimentos como frango, carne bovina, suína, brócolis, milho, dentre outros e ultimamente passou a fazer parte com maior frequência da suplementação alimentar e tem sido usada no tratamento de algumas doenças.

Realizei um apanhado das recomendações disponíveis nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia de tratamento das dislipidemias (doença relacionada ao colesterol), de Insuficiência Cardíaca, de Cardio-oncologia, de Hipertensão Arterial e busquei as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

  • Dislipidemias: CoQ10 usada com intenção de reduzir os sintomas musculares relacionados ao uso das estatinas. O que diz a diretriz? “A suplementação de coQ10 foi demonstrada como não benéfica em termos de prevenção ou tratamento”.

  • Hipertensão Arterial: CoQ10 usada como tratamento de pressão alta. O que diz a diretriz? “É incerto se a CoQ10 reduz ou não a pressão arterial com administração a longo prazo na hipertensão”.

  • Cardio-oncologia: CoQ10 usada como cardioprotetor à medicações que são potencialmente tóxicas para o coração mas que tem que ser usadas no tratamento do câncer. O que diz a diretriz? “Não foram avaliados em estudos clínicos comparativos e algumas séries de casos ou pequenos estudos não indicam cardioproteção”.

  • Insuficiência cardíaca: CoQ10 como tratamento, melhorando a função cardíaca. O que diz a diretriz? “Estudo recente de pequeno a moderado porte sugere efeitos benéficos da CoQ10. Os integrantes da diretriz brasileira consideram que novos estudos são necessários para confirmar estes resultados, antes que se possa fazer recomendação do uso”.

Objetivamente não existe a recomendação até o momento de uso da CoQ10 e se mesmo assim você fizer a opção de usar seria interessante saber qual a dose máxima segura de tal substância, correto?

Segundo a ANVISA “sem limite de segurança devido à ausência de ingestão diária recomendada ou de benefícios comprovados”.

Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602

Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page