top of page

Captopril, segundo corredor à direita.

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 20 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

Losartana, valsartana, ibesartana, candesartana, hidroclorotiazida, indapamida, amilorida, enalapril, benazepril, anlodipino, etc, etc e etc. São inúmeras as opções de medicamentos para o tratamento da hipertensão e a escolha deve ser absolutamente racional.

É frequente a prescrição aleatória, pacientes que inspirados no tratamento do vizinho fazem escolhas também aleatórias e até mesmo aqueles que fazem uso de algum porque o balconista da farmácia indicou – está tudo errado.

Cada classe de medicamento possui um mecanismo de ação, uma potência conhecida, um perfil de associação com outro medicamento bem definido, recomendações específicas quanto ao acompanhamento após o início do uso, efeitos colaterais conhecidos, características que nos permitem dizer se é ou não uma boa opção no idoso, no jovem, na mulher e no afrodescendente.

Determinado medicamento tem ótima resposta no paciente diabético, no paciente com doença nas artérias do coração, no paciente com doença renal, no paciente com insuficiência cardíaca. O paciente é avaliado como um todo antes da escolha da linha de tratamento.

Qual a minha mensagem? Hipertensão é uma doença séria e o tratamento deve ser feito por quem conhece a doença, um tratamento inadequado expõe o paciente a um risco maior de infarto, derrame, insuficiência renal, perda de visão, insuficiência cardíaca e desdobramentos dessas doenças.

Escolha um bom profissional para te orientar nesse tratamento e jamais se automedique ou embarque em sugestões de leigos, num supermercado você escolhe o que der vontade, no tratamento da hipertensão ou de qualquer outra doença, como o custo pode ser alto, o caminho mais seguro e o que seu médico orientou (se ele souber o que está fazendo).


Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page