top of page

CAFÉ CAUSA PRESSÃO ALTA?

  • Dr. Agnaldo Rodrigues
  • 28 de nov. de 2018
  • 1 min de leitura

CAFÉ CAUSA PRESSÃO ALTA?

O consumo de café tem aumentado nos últimos 25 anos, e hoje cerca de 2 em cada 3 adultos americanos bebem café diariamente.

A população nos Estados Unidos consome mais de 400 milhões de xícaras de café por dia, e tem a maior ingestão de café per capita de qualquer nação.

O café contém inúmeras substâncias, como a cafeína (efeito estimulante), e outras substâncias com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Beber café pode causar modestos aumentos na pressão arterial (PA) de forma aguda, porém diversos estudos demonstram que esse aumento não é significativo e nem faz o indivíduo ficar hipertenso.

O café também é rico em polifenóis que podem favorecer a redução da pressão arterial a longo prazo. Ingestão habitual de 3 a 4 xícaras de café parece ser seguro e está associado a efeitos benéficos.

No entanto, o alto consumo de café pode levar a efeitos indesejáveis pela alta ingestão de cafeína, causando ansiedade, insônia, dores de cabeça e palpitações.

A regra é a moderação.

Dr. Agnaldo Rodrigues

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602

Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page