Atenolol no tratamento da hipertensão.
- Dr. Agnaldo Rodrigues
- 15 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

No tratamento da Hipertensão Arterial existem várias famílias de medicamentos, cada família possui propriedades específicas e mecanismos diferentes.
Nessas famílias temos vários membros, por exemplo na família da losartana temos a valsartana, a candesartama, etc – com mecanismos de ação semelhantes. ⠀ Quando se faz a opção de iniciar determinado medicamento essa escolha é feita guiada por algumas variáveis.
O objetivo é sempre o controle da pressão arterial, porém a resposta a esses fármacos difere de acordo com o perfil do paciente, por exemplo em negros o uso do anlodipino é uma ótima opção.
Essa escolha deve ser individualizada sempre, cada medicamente terá um benéfico em determinado paciente. ⠀ Além do controle de pressão existem benefícios secundários que determinados medicamentos possuem, por exemplo existem medicamentos e associações de medicamentos que conferem ao paciente um grau maior de proteção renal, reduzem a incidência de derrame, de infarto, de insuficiência cardíaca, etc.
E é aí que o atenolol perde a disputa. ⠀ O atenolol pertence à família dos betabloqueadores, na família dele temos outros membros.
Falando especificamente do atenolol, em estudos que o compararam com os outros medicamentos, em relação aos efeitos secundários, ele mostrou um desempenho ruim, por exemplo na prevenção de derrame ele foi o pior dentre os mais usados. ⠀ Falando sobre a família do atenolol a recomendação é que ela não seja uma opção inicial de tratamento, será primeira opção em casos específicos.
Quase sempre o ideal é que esteja associado a outras famílias e quando optamos por essa família os outros membros tem propriedades mais úteis que o atenolol. ⠀ Objetivamente: ⠀ -Quais os principais e mais efetivos medicamentos que dispomos hoje?
Os da família do enalapril, família losartana, família hidroclorotiazida e família anlodipino – o ideal é que pelo menos uma dessas opções esteja na prescrição (exceto em contraindicações).
-O atenolol pode ser usado? Sim.Eu prescrevo?
Não. Converse sobre seu tratamento com seu cardiologista, se ele não gostar desse tipo de conversa troque de médico.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
تعليقات