top of page

Ansiedade

  • Foto do escritor: Agnaldo Júnior
    Agnaldo Júnior
  • 9 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

Press"ao

Imagine-se sendo vítima de um assalto, ou de qualquer situação que envolva risco. Esse estresse agudo desencadeia uma série de processos no nosso corpo, culminando em elevação da pressão arterial, constricção de artérias periféricas (tanto que ficamos pálidos) e aumento da frequência cardíaca. Trata-se de uma resposta natural, relacionada ao comportamento de “lutar ou fugir”, herança dos nossos antepassados.

Todo esse processo nos deixa ativados. No momento do pico de estresse é liberado substâncias potencialmente inflamatórias, inflamação essa que gera danos ao endotélio, que é a camada interna que reveste os vasos sanguíneos.

E onde entra a depressão e a ansiedade nessa história?

Esse processo de ativação e desativação no caso do assalto irá durar poucos minutos. Agora imagine um assalto com duração de meses e anos, toda essa ativação sendo contínua, todas aquelas substâncias inflamatórias sendo liberadas diariamente...pois bem: esse assalto de anos é equivalente ao que ocorre em estados de estresse psicológico persistente relacionado à depressão e ansiedade.

Já se sabe que esse ataque ao endotélio desencadeia a formação de placas nas artérias e essas placas podem gerar: no cérebro, derrame...no coração, infarto.

Outras condições que atacam esse endotélio: obesidade, diabetes, pressão alta, tabagismo, sedentarismo, colesterol alto, etc.

Inúmeros estudos já documentaram a associação entre esse estresse e risco cardiovascular.

Então o ansioso deve providenciar um testamento? Não, identificar que existe um problema, entender que a ansiedade e depressão são fatores de risco para doença cardiovascular, é apenas mais um motivo para que seja instituído um tratamento adequado, interrompendo esse processo.

Respire fundo e procure ajuda.


Dr. Agnaldo Rodrigues Cardiologista

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602


Comments


©  2018 por Agnaldo Rodrigues - Consultório de Cardiologia  |  Dr. Agnaldo Rodrigues da Silva Jr. - CRM-GO: 14.541  |  RQE nº 11.602

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page