AMIODARONA: Indicações e Cuidados
- Dr. Agnaldo Rodrigues
- 29 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

A amiodarona é um fármaco antiarrítmico largamente utilizado, com propriedades importantes, porém com capacidade de gerar arritmias e uma gama extensa de efeitos colaterais. ⠀ Quando se fala em arritmias é válido ter em mente que trata-se de um termo geral e que na maioria das vezes não está indicado nenhum tipo de tratamento.
Existem algumas arritmias em que o tratamento é com medicação, outras com implante de marcapasso e procedimentos invasivos. ⠀ Fundamentalmente o tratamento (farmacológico ou invasivo) de qualquer arritmia está indicado basicamente em 3 situações: se o paciente tem sintomas importantes, se traz risco de morte se está causando ou piorando alguma doença estrutural do coração (cardiomiopatia). ⠀ Dentre as arritmias com indicação de uso da amiodarona podemos citar a Fibrilação atrial e arritmias ventriculares refratárias, porém no dia a dia observamos seu uso em vários contextos sem indicação.
Frequentemente ela é usada de forma indiscriminada, aleatória, sem que se tenha tentado outras alternativas previamente e sem monitoramento dos seus possíveis efeitos colaterais. ⠀ Quais os principais efeitos colaterais? hipotireoidismo (em até 8% dos casos), hipertireoidismo (2%), insuficiência hepática (3%), pneumonite intersticial (3 a 5%), impregnação cutânea e ocular (10% e 90% dos casos, respectivamente) e manifestações variadas neurológicas – neuropatia periférica por ex. (3 a 30%).
O risco de efeitos colaterais dependente da dose, tempo de uso e sensibilidade individual do paciente. ⠀ E nos pacientes com indicação real de uso, quais os cuidados? Obrigatoriamente: avaliação oftalmológica anual, função hepática e tireoidiana a cada 6 meses, bem como prova de função pulmonar nos pacientes que evoluem sintomáticos do ponto de vista respiratório. ⠀ Em resumo: amiodarona não é para todas arritmias, está indicada quase sempre para alívio de sintomas, já dispomos de outros fármacos que podem ser usados em determinados casos no lugar da amiodarona e quando seu uso estiver indicado existem cuidados obrigatórios que frequentemente são negligenciados. ⠀ -Revisão do texto: @dr.eraldomoraes

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Comments