5 EXERCÍCIOS AERÓBICOS PARA HIPERTENSOS
- Dr. Agnaldo Rodrigues
- 8 de nov. de 2018
- 4 min de leitura

A pressão alta é, em parte, genética.
Mas fatores ambientais também têm uma influência grande.
Hábitos como o consumo excessivo de sal, o tabagismo e o sedentarismo, além da obesidade, contribuem muito para a subida da pressão.
A boa notícia é que os pacientes hipertensos mostram uma melhora significativa do quadro quando conseguem inserir a atividade física, principalmente aeróbica, em sua rotina.
Para estimular essa mudança, este post traz uma lista de exercícios aeróbicos para hipertensos, que vão ajudar a espantar a doença para longe!
1. CAMINHADA
Se você pretende sair da vida sedentária, a caminhada é uma excelente atividade física de transição. Por ter intensidade leve a moderada, não apresenta contraindicações e tem baixo risco de lesões.
Para quem não tem certeza de sua eficácia, caminhar reduz a pressão arterial por até 24 horas após a prática do exercício.
A prática sistemática desse tipo de exercício pode levar a uma diminuição progressiva e gradativa da pressão, como consequência os hipertensos leves podem ser liberados do uso dos medicamentos para o controle da pressão.
Nos pacientes graves, o exercício pode — e deve — ser usado como coadjuvante no tratamento.
Para ser eficiente na luta contra a hipertensão arterial, a caminhada precisa ser praticada por, pelo menos, 30 minutos por dia cinco vezes por semana.
A pessoa também pode optar pela prática de 50 minutos três vezes na semana.
2. CORRIDA
A corrida pode ser praticada por quem tem pressão alta, porém, é muito importante ter cuidado extra com a intensidade.
Se você ainda não pratica esportes, não é recomendado começar a correr longas distâncias ou assumir um ritmo muito acelerado.
Para não colocar a saúde em risco, o melhor é iniciar os treinos com um trote leve. Aos poucos, à medida que o corpo for se adaptando ao exercício, você pode aumentar o ritmo gradativamente, sempre com a orientação de um profissional de educação física.
Para os pacientes hipertensos, os treinos devem ter entre 30 e 60 minutos e podem ser praticados três vezes por semana.
A corrida trabalha o sistema cardiorrespiratório e ajuda o coração a funcionar melhor, podendo atuar no controle da hipertensão.
Quando começar essa prática, lembre-se de fazer um bom aquecimento e também alongamentos para evitar lesões.
3. NATAÇÃO

A natação é considerada um dos exercícios mais completos, pois trabalha todos os grupos musculares do corpo.
Como é uma atividade aeróbica, apresenta muitos benefícios para os pacientes hipertensos.
A prática melhora a capacidade cardiorrespiratória, atuando no bom funcionamento do coração e no controle da pressão arterial.
A atividade na água também é um poderoso relaxante muscular e auxilia no alívio do estresse, que está intimamente ligado à pressão alta.
Esse é mais um fator que faz da natação uma excelente aliada para os pacientes hipertensos.
4. HIDROGINÁSTICA
A hidroginástica é uma boa opção de atividade física aeróbica e também de fortalecimento para quem sofre de pressão alta.
As aulas da técnica aceleram os batimentos cardíacos, fortalecendo o coração, aumentando a capacidade respiratória e melhorando a circulação sanguínea.
Ao mesmo tempo, a resistência da água ajuda no aumento da massa muscular, mas sem que o paciente precise fazer força excessiva para realizar os movimentos.
Além disso, a ausência de impacto diminui o risco de lesões, principalmente nas articulações.
A hidroginástica também promove o relaxamento típico das atividades feitas na água, além de estimular a socialização e aumentar a motivação para que a pessoa continue indo às aulas, já que é uma atividade física em grupo.
5. ANDAR DE BICICLETA

O ciclismo não só pode como deve ser praticado por pacientes com hipertensão.
Como nos demais exercícios aeróbicos, o restabelecimento do sistema cardiorrespiratório promove o fortalecimento dos músculos do coração e melhora a circulação sanguínea, proporcionando a baixa da pressão arterial.
Andar de bicicleta também é um dos melhores exercícios para a prevenção da pressão alta.
E, quando praticado ao ar livre, ainda traz outros benefícios, como aumento nos índices de vitamina D pela exposição ao sol e o contato com a natureza.
Você pode começar com passeios curtos de até meia hora e, com o tempo, ir aumentando.
Quem sabe não passa a ir para o trabalho de bicicleta?
CONCLUINDO
Independentemente de qual dessas atividades você incorporar ao seu dia a dia, fique atento: a prática de qualquer exercício físico demanda acompanhamento de um profissional qualificado, com capacidade para corrigir possíveis desvios posturais e evitar lesões.
Além disso, é fundamental respeitar os limites do seu corpo.
Por mais empolgado que você esteja para começar agora esse novo estilo de vida saudável, vá devagar.
Passar bruscamente de uma vida sedentária para a prática esportiva muito intensa pode gerar lesões e mal-estar.
Comece com uma baixa intensidade e vá aumentando aos poucos, conforme seu corpo for se acostumando e de preferência antes do início da nova fase agende uma avaliação com um cardiologista, seu coração agradece.

Dr. Agnaldo Rodrigues é médico pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, tendo se especializado em cardiologia pelo Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, e em Ecocardiografia pelo Diagnósticos da América (DASA) e Escola de Imagem de São Paulo (UNIECO). Possui ainda título de especialização em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.Seu consultório de cardiologia fica localizado na cidade de Itumbiara-GO, na rua João Manoel de Souza, 66 - sala 14, Centro, CRM-GO: 14.541 | RQE nº 11.602
Bình luận